Wednesday, June 1, 2011

Início das atividades!

Bom, finalmente tive tempo para me acomodar e começar a conhecer a cidade.

Essa segunda-feira foi Memorial Day, e tive a oportunidade de ir a um churrasco (tipicamente americano) do pessoal do Robotics Institute - conheci muitos alunos da pós-graduação. Fiquei muito impressionado com o tratamento - todo mundo me trata muito bem e é muito simpático. O principal problema da cidade (muito evidente no feriado) é o transporte público - gastei quase 30 minutos só esperando o ônibus, mesmo sabendo o horário que ele deveria passar. Também aproveitei o fim de semana extendido para fazer uma visita ao Waterfront, que é um "shopping a céu aberto" perto de um dos rios de Pittsburgh.


Na terça eu tinha uma série de reuinões, então aproveitei para dar uma volta e conhecer o campus:


Esse é o "The Cut", que é o gramado principal e a parte mais antiga da universidade, com a biblioteca principal ao fundo. Os prédios das artes ficam em torno dessa área.


Esse é o Gates Building, que tem esse nome pois foi financiado por uma doação de Bill Gates. É nesse prédio que fica o SCS (School of Computer Science). Esse foto foi tirada do Randy Pausch Memorial Bridge - Randy Pausch foi um professor da Carnegie Mellon que ficou muito famoso pelo seu Last Lecture, que foi uma palestra que ele deu pouco antes de morrer de cancer em 2008. Vale a pena ver. A ponte conecta o prédio das artes ao da ciência da computação, simbolizando o trabalho do professor conectando as duas áreas.


Esse é o Newel-Simon Hall, onde fica boa parte do Robotics Institute. Esse prédio tem 6 andares, sendo dois deles no subsolo. Essa é a vista que tenho do meu escritório no campus - fico no prédio logo em frente.


Esse é o Smith Hall, onde tenho meu escritório no térreo. Boa parte dos alunos do Robotics Institute que trabalham com visão ficam nesse prédio.

Essa é a vista da praça que fica em frente ao Smith Hall (esquerda), ao Newel-Simon Hall (direita) e ao Gates Building (fundo).

Dentro do Newel-Simon Hall, um dos laboratórios mais chamativos é o Field Robotics Center:


Diga-se de passagem, esse laboratório é pequeno quando comparado ao NREC, onde estou fazendo a maior parte do meu trabalho.

Quanto aos trabalhos, comecei a trabalhar oficialmente hoje. Inicialmente, vou fazer uma série de testes com o manipulador da Barrett e com o código da CMU para encontrar problemas e garantir um bom desempenho no DARPA ARM-S challenge. Atualmente, a equipe da CMU é a melhor das 6 participantes.

Além disso, hoje tive a oportunidade de conhecer os outros participantes do Summer Scholars Program - cerca de 10 pessoas já estão trabalhando. O interessante é que teremos um ciclo de palestras - toda quinta - sobre vários tópicos de interesse aos pesquisadores da CMU. Além disso, toda quarta tem uma palestra no NREC sobre algum projeto em desenvolvimento, e várias visitas a laboratórios ao longo do verão.

Por enquanto é isso - ainda estou me acostumando com a cidade (fiquei quase 1 hora esperando o ônibus hoje pois errei o horário), mas em geral a experiência tem sido muito boa.

4 comments:

  1. É isso aí Brandon!
    Comentários sobre o seu post:

    1) Você foi a um churrasco americano... Mas sendo americano, foi um churrasco? Como a galera faz as coisas ai? Flipping burgers all day long?

    2)O ônibus foi pontual? Ou seja, você chegou 30 min antes do horário ou ele atrasou mesmo? Na europa rola aquelas plaquinhas eletrônicas com quanto tempo falta pro ônibus/metrô chegar... Na Espanha/França elas funcionam mto bem!

    3) Massa a história do Randy Pausch. Ele falava de câncer e morreu de amor. Ok, foi o contrário, mas desse jeito seria mto mais massa!

    Sem mais!
    Keep up the good work!
    Nóis!

    ReplyDelete
  2. ps. A palestra do cara realmente vale a pena ouvir!

    ReplyDelete
  3. Respondendo ao João:

    1) O churrasco americano é igual aos dos filmes: flipping burgers and hot dogs all day long! Também tem aqueles jogos típicos, tipo beer pong. Além dos hamburgers, eles também fazem muitos vegetais, o que achei muito interessante.

    2) Cheguei no horário certo, mas o ônibus aparentemente passou antes. Aqui você tem que olhar na internet o horário, e mesmo assim ele não é muito confiável.

    3) Realmente, a história do Randy Pausch é muito legal. Quem estava aqui na época disse que ele foi uma grande inspiração, e que o todo o "clima" da universidade mudou.

    Um grande abraço,
    -Brandão

    ReplyDelete
  4. atualiza aí, felipe! heheh
    o começo é enrolado mesmo... bom trabalho!

    ReplyDelete